sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Baratas saem de cemitério e invadem casas em Piraquara




Há cerca de um ano, moradores de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, sofrem com uma infestação de baratas que saem do Cemitério Municipal da cidade e invadem as casas. Os insetos entram por portas e janelas, sobem em mesas, andam pelos cômodos e já foram vistas até mesmo em gavetas de talheres. Os moradores pedem providências da Prefeitura, que já realizou uma dedetização, mas que não resolveu o problema.

Conforme os moradores, as baratas começam a aparecer no final da tarde, sobem os muros do cemitério e vão até as residências da região. “Quando escurece elas começam a sair dos túmulos ali, invadem o muro do cemitério e começam a invadir as casas da gente, é terrível”, explicou uma moradora.

Outra mulher até mesmo se machucou durante um ataque de baratas. “Elas começaram a voar na gente na frente de casa, até machuquei meu braço, porque a gente fica apavorado com barata, né?”, desabafou.

“Cinco, seis da tarde a gente tem que fechar todas as janelas de casa, porque as baratas saem do cemitério e invadem as residências, gastamos uma quantia considerável por mês para dedetizar, e outra coisa que preocupa também, além da quantidade dos insetos, e que eles vem do cemitério, né, a gente não sabe que tipo de doença elas tão transmitindo para a gente, para as crianças”,disse uma moradora.

Os vizinhos do cemitério contaram ainda que fizeram a primeira reclamação para a Prefeitura de Piraquara em março de 2021. De lá para cá, uma dedetização foi feita, mas a infestação continuou. Os moradores se preocupam também com as doenças que podem ser transmitidas pelas baratas, como Hepatite A, Febre Tifóide, Tuberculose e Asma.

Em nota, a Prefeitura de Piraquara informou que está realizando obras para fechar rachaduras dos jazigos e ainda foi até o local para aplicar inseticida. Confira a nota completa:

A Prefeitura de Piraquara informa que as equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, realizaram ainda em dezembro uma intervenção de dedetização e fechamento de rachaduras nos jazigos próximos ao muro, onde foi constatada a situação. Nesta terça-feira, dia 04 de janeiro, as equipes voltaram ao local para uma nova ação durante a noite, período de maior incidência do problema, onde foi feita aplicação de solução inseticida no local e nos insetos. A Prefeitura continua acompanhando a situação e já deu início ao processo de contratação de empresa especializada para dedetização em todo o cemitério Bom Jesus dos Passos.


Por Daniela Borsuk

com informações de Daniela Sevieri, da RICtv

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário