quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Novos casos de Covid-19 e Influenza aumentam a procura por serviços em Pinhais




Para os moradores que estão com sintomas gripais leves, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima, já em casos mais graves é necessário ir até a UPA 24h

Com as festas de final de ano, em que as pessoas estiveram reunidas em maior número, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já registra aumento no número de casos de Covid-19, além do crescimento da procura pelos serviços de saúde no município. Diante disso, há a orientação de quando e onde procurar por atendimento, bem como reforça-se a necessidade da vacinação contra a Covid-19 e contra Influenza (gripe). 

Para os moradores que estão com sintomas gripais leves, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima, já em casos mais graves é necessário ir até a UPA 24h. “A febre, por exemplo, é considerado um sintoma moderado e na unidade pode ser feita a avaliação da necessidade de direcionamento para a UPA”, complementa a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, setor responsável pelas unidades de saúde, Viviane Maysa Tomazoni.

A secretária da Semsa, Adriane da Silva Jorge Carvalho, também destaca que houve um aumento expressivo nos atendimentos de saúde e o teste rápido está sendo realizado em todos que apresentam sintomas gripais. “As unidades estão com uma grande demanda de pacientes com sintomas gripais, assim como a UPA. Inclusive havíamos retirado as tendas e tivemos que instalar novamente”, declara. 

Neste sentido, a secretária de Saúde faz um alerta à população para que não deixe de se vacinar. “A vacina continua sendo a principal forma de reduzir os casos de Covid-19 e também de Influenza. Todas as unidades de saúde do município estão com as vacinas contra a influenza e Covid-19 disponíveis, então, nosso apelo é para que as pessoas não percam a oportunidade de se vacinar”, destaca a secretária. 

A vacinação anual contra Influenza é a principal medida utilizada para prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal do vírus Influenza reduzindo o agravamento da doença. Esta é uma vacina anual e as que estão disponíveis são da prorrogação da campanha 2021, ou seja, são para os não vacinados durante este período. 

Confira todos os detalhes da vacinação no site www.pinhais.pr.gov.br/vacina

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário