quinta-feira, 9 de junho de 2022

Alerta Laranja prevê mínima de 1ºC em Curitiba e região




 Defesa Civil Nacional fez um alerta, nesta quinta-feira (9), para o frio intenso que deve atingir toda a Região Sul do Brasil a partir do fim de semana. No Paraná, geadas e temperaturas negativas são esperadas no sábado (11). Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, os termômetros podem chegar a 1°C em Curitiba no domingo (12) e segunda-feira (13).

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de uma massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas na região. “No domingo (12), há chance de geada no oeste, norte e serras do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção do litoral. Geadas de menor intensidade ainda vão afetar o centro-norte do Paraná e o sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul”, diz o informe.


Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomenda que as defesas civis estaduais e municipais adotem as ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) seguirá, durante todo o período crítico, trabalhando em escala de plantão para acompanhar as ações de enfrentamento ao frio intenso e comunicar o registro de qualquer ocorrência significativa.


Cuidados especiais


O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas e fazer a higiene frequente das mãos.


Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias. É preciso manter ainda mais cuidado com crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.


 Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário