sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Justiça determina que Autódromo de Pinhais não seja derrubado até que o processo de tombamento seja concluído.



A Vara de Fazenda Pública de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, determinou, na quinta-feira (16), que o Autódromo Internacional de Curitiba não seja derrubado até que o processo de tombamento do local seja concluído pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

O autódromo, que fica em Pinhais e funciona desde a década de 1960, recebeu a última prova no início de dezembro e foi desativado. No local, está prevista a construção de um empreendimento imobiliário.

De acordo com o documento, um pedido de tombamento chegou a ser indeferido, mas outro processo encontra-se em análise pelo Conselho Municipal.

A decisão atende a um pedido que diz que as obras vão descaracterizar o patrimônio histórico, cultural e paisagístico da região, que estaria garantida por uma lei municipal.

O pedido tem como objetivo "proteger o patrimônio público para evitar a irreversibilidade das ações dentro da área objeto do pedido de tombamento e evitar que o bem público sofra qualquer tipo de alteração".

A Justiça deu dez dias para que os envolvidos se manifestem sobre o processo de tombamento.

A Prefeitura de Pinhais informou que o projeto concilia o interesse urbanístico e a preservação histórico-cultural.

"Ainda sobre o tema em questão, já houve um processo administrativo de pedido de tombamento que foi indeferido e existe outro em trâmite sendo analisado. Quanto à decisão liminar, o município não teve conhecimento, pois não foi citado", disse a prefeitura.


Informações G1 Paraná 

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário