terça-feira, 23 de outubro de 2018

Familiares e amigos protestam contra morte de jovem pela PM: “Ele nunca pegou em arma”



Amigos e familiares de Ruhan Luiz Machado, de 20 anos, realizaram nesta terça-feira (23) uma manifestação na Rua da Trindade, do bairro Cajuru, em Curitiba. Eles queimaram pneus em protesto contra a abordagem da Polícia Militar (PM) que resultou na morte do rapaz na noite de ontem.

“Foi uma execução”, diz irmã de jovem morto em abordagem; PM fala que ele estava armado

A versão da PM dá conta de que policiais do 20º Batalhão foram acionados para atender a um achado de cadáver na região e, durante o patrulhamento, localizaram alguns jovens em “atitude suspeita”. A polícia afirmou que, durante a abordagem, o rapaz atirou contra a equipe, que revidou e acertou Ruhan.

Para a família, no entanto, essas informações não procedem. Parentes e amigos alegam que ele não tinha qualquer tipo de envolvimento com atividades criminosas. Ruhan trabalhava com o pai, pavimentando ruas, ia para a escola e pretendia entrar na faculdade no ano que vem.

A mãe da jovem, a professora Suzete dos Santos, está arrasada com tudo o que aconteceu. “É decepcionante. Infelizmente existe essa percepção de que crianças e adolescentes na favela são vistos como coisas. No Batel, não importa o que aconteça, eles chegam com um ‘por favor’, ‘com licença’. Nessa comunidade infelizmente não é assim, aqui a realidade é outra. Eles atiram para depois perguntar”, desabafou.

De acordo com ela, a guia da certidão de óbito diz que Ruhan morreu de hemorragia interna. “Eu não vi o corpo dele até agora. Eles atiraram e deixaram o meu filho sangrando. Chegou a informação para mim de que ele levou cinco tiros, mas eu não sei, nem isso eu sei. O que eu tenho certeza é que ele jamais usou arma na vida. Ele era esportista, estudante, trabalhador”, completou.

A Corregedoria da PM deve investigar o caso. A versão oficial, porém, ainda é de que o rapaz reagiu à abordagem dos policiais e morreu em troca de tiros. Fonte banda b.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário