Allan Victor Antunes começou a praticar taekwondo aos 1 ano e 8 meses de idade, passando por várias etapas em sua jornada.
Hoje, aos 16 anos, ele não só conquistou medalhas em competições importantes, mas também compartilha sua expertise como agente de cidadania no Centro da Juventude de Pinhais (CJ).
Ele é um orgulhoso representante de sua cidade, estado e país em competições de taekwondo. Ao longo de sua carreira, Allan acumulou quatro títulos de campeão paranaense, venceu a Copa do Brasil em 2018 e conquistou o título do Grand Slam em 2020, um dos principais campeonatos de taekwondo do Brasil. Essas realizações o levaram a integrar a seleção brasileira em 2021 e alcançar o 3º lugar no internacional Pan Am Series.
A história no esporte começou bem cedo, com mestres pelos quais o taekwondista exprime gratidão e carinho. “Pratico desde um ano e oito meses de idade, pois comecei com aulas na escolinha Janelinha do Saber. Mais tarde, fui estudar no Colégio João Paulo ll e, por coincidência ou destino, tive aulas com o mesmo professor, Marcos. Ele viu a minha desenvoltura e evolução com o passar dos anos e aconselhou minha mãe a me colocar em uma equipe profissional, pois poderia ter um rendimento melhor. E foi assim que entrei para a equipe Base TKD, com os técnicos Bira e Karen. Então, com oito anos de idade comecei a treinar e participar de competições”, relata.
A família de Allan também viu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) uma oportunidade para que ele desenvolvesse a atividade de forma remunerada, por meio do programa Agentes da Cidadania – oferecido no CJ. “Entrei para o programa Agentes de Cidadania há pouco mais de três meses, e através do projeto estou tendo grandes conhecimentos que tenho certeza que vão ser válidos para o meu futuro. Fiquei sabendo do programa e do Centro da Juventude através de uma amiga da minha mãe. Ela foi procurar saber mais informações no Cras e fez a minha inscrição para participar. Não demorou muito e eu já estava no programa”, conta.
Seu próximo desafio é o internacional President’s Cup, que ocorrerá no Rio de Janeiro de 21 a 24 de setembro deste ano, reunindo competidores de diversos países.
“O taekwondo é algo que me completa, me traz paz, equilíbrio emocional, autocontrole, disciplina e muitas outras coisas boas. Sou muito grato a todos que passaram pela minha trajetória e aos que ainda permanecem acreditando no meu futuro e potencial”, finaliza.
0 Deixe seu comentário:
Postar um comentário