Municípios da região metropolitana de Curitiba adotam ponto facultativo e mudam os horários de expediente para os jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol. Medidas como essa foram anunciadas por Pinhais e Rio Branco do Sul. O objetivo, segundo as prefeituras, é mostrar apoio ao esporte feminino, da mesma forma como acontece quando são os homens que entram em campo.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria (Republicanos), afirma que a iniciativa de reorganizar os horários de expediente dos serviços públicos é para dar a dimensão da importância que a cultura do futebol feminino merece:
Em Rio Branco do Sul, a prefeita Karime Fayad (PSB), adota um discurso semelhante. Segundo ela, o futebol feminino precisa ser valorizado e incentivado. O decreto assinado nesta segunda-feira (17) pela prefeita garante que os servidores que atuam em serviços não essenciais possam assistir aos jogos nos dias 24 de julho e 2 de agosto:
Oficialmente, no Brasil, jogos de Copa do Mundo não são feriados ou pontos facultativos. O advogado Ricardo Nunes de Mendonça, especialista em Direito do Trabalho, explica que os setores público e privado não são obrigados a liberar os trabalhadores, mas acordos entre patrões e funcionários podem ser combinados para que todos saiam satisfeitos:
A Copa do Mundo Feminina de Futebol é disputada, em 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. Devido ao fuso horário, as partidas começam entre nove horas da noite e nove e meia da manhã, pelo horário de Brasília. A seleção brasileira estreia contra o Panamá, no dia 24 de julho, às 8h. Na sequência, enfrenta a França, no dia 29, às 7h. E encerra a participação na fase de grupos diante da Jamaica, no dia 2 de agosto, novamente às 7h.
0 Deixe seu comentário:
Postar um comentário