sábado, 17 de dezembro de 2022

Módulos Eletrônicos de Monitoramento reforçam a segurança em Pinhais




A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset), inaugurou nesta quarta-feira (14) os Módulos Eletrônicos de Monitoramento (MEM) da Guarda Municipal. São dez dispositivos em vias públicas, por onde o cidadão pode solicitar viatura ou informar ocorrências. O dispositivo tem câmeras acopladas, com visibilidade em 360°, de gravação permanente, podendo ser manuseado remotamente pelo operador da GM na Central de Monitoramento. Em tempo real, será possível visualizar todo o eixo em que se encontra cada equipamento.


Programa Pinhais Mais Segura, um pacote de investimentos da prefeitura na área de segurança e tecnologia que, este ano, já equipou o efetivo da GM com novos armamentos, viaturas e contratações, além da ampliação da rede de câmeras e construção da nova Central de Monitoramento.


O evento de lançamento dos Módulos Eletrônicos de Monitoramento foi realizado na Praça Otília Pereira Regis, próxima ao Terminal Central, onde um dos dispositivos está localizado. O cerimonial contou com a presença da prefeita Rosa Maria, do secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, entre outros secretários municipais, agentes da Guarda Municipal e policiais militares, além de representantes da empresa responsável pela instalação dos módulos e de vereadores da Câmara Municipal.


O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, enfatizou a questão da proximidade dos agentes de segurança com a população, por meio da tecnologia que substitui os módulos fixos. “É um passo muito importante que damos hoje aqui em Pinhais, procuramos ir ao futuro, deixando aqueles módulos antigos, fixos, para trás, é uma forma de nos aproximarmos com a nossa população. Os módulos fixos serviram durante um tempo, mas ao longo dos anos fomos observando, até mesmo pela Polícia Militar, a sua inoperatividade, então fomos na busca de uma solução, os módulos eletrônicos de monitoramento, já espalhados pelo Brasil. Podemos dizer que Pinhais efetivamente é a primeira cidade na região metropolitana com o sistema, que mais uma vez sai na frente na busca de melhorias para a nossa segurança pública, através do sistema todo podemos trazer para Pinhais um pouco mais de tranquilidade, segurança e proximidade do nosso cidadão com a Guarda Municipal”, finalizou.


A prefeita Rosa Maria destacou a prioridade em segurança para atender uma demanda antiga da população. “Todas as vezes que falamos de políticas públicas para a cidade, segurança ainda vem em primeiro lugar das dificuldades que as pessoas apresentam, porque a cidade cresce e infelizmente também temos situações de criminalidade, que combatemos com pessoas qualificadas trabalhando muito, com a Guarda Municipal, a polícia, uma comunidade preparada, mas precisamos ter inovação tecnológica. Então, com esta proposta, Pinhais abraça essa causa, porque nós compreendemos que com a modernidade também precisamos nos modernizar, com essa inovação, estaremos mais preparados para atender aquela necessidade primeira das famílias. Queremos sair de casa, ter nosso filho, esposo, neto, voltando com segurança e hoje os Módulos Eletrônicos de Monitoramento serão fundamentais para que nossa cidade se torne uma Pinhais mais segura”, declarou.


Câmeras integradas


Além dos MEMs, que atendem diretamente o cidadão por meio dos dispositivos, a rede de monitoramento chega agora a quase 500 câmeras integradas ao sistema de inteligência da Guarda Municipal. São dezenas de faixas de câmeras leitoras de placa ligadas a um software que registra veículos em todas as entradas e saídas da cidade, entre outros pontos estratégicos. A robusta malha de câmeras interage com as telas de alta tecnologia implementadas na nova Central de Monitoramento. Todo o aparato é parte do projeto Muralha Digital, que está recebendo um investimento anual de R$ 4 milhões.


Presenças


Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no lançamento dos MEMs os secretários municipais Ricardo Pinheiro (Governo), Andrea Franceschini (Educação), e Bruno Sitima (Cultura, Esporte e Lazer); o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Jr e demais agentes da GM; o presidente da Câmara Municipal, e vereadores, o comandante da 5ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Joseph e o comandante do 29º BPM, Capitão Paulo; o corregedor da GMP, Marcelo Adolfo; o representante da empresa Helper, Edison Endo; o Mister Melhor Idade de Pinhais, Francisco Conti; e demais servidores da prefeitura.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário