segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Guarda Municipal de Pinhais começa a fiscalizar o trânsito




  A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) começa a fiscalizar o trânsito em Pinhais a partir de dezembro de 2022. Com a municipalização dos serviços, os agentes da Guarda Municipal estão habilitados a autuarem condutores que estejam cometendo infrações de trânsito. Prevista no Plano de Governo, a fiscalização será feita pelos guardas municipais, por meio de denúncias via Disque 153 ou aplicativo 153 Cidadão ou pelas equipes em patrulhamento em toda a área do município.


O superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach Jr, adverte sobre as infrações mais comuns identificadas na cidade. “Geralmente as maiores denúncias são estacionamento irregular sobre calçada, entre outras áreas proibidas, falta da utilização do cinto de segurança, empinar motos e escapamentos barulhentos”, explica.


As campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro continuam. A Prefeitura de Pinhais, por meio da Seset, alerta sobre as infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Outdoors espalhados pela cidade tem o objetivo de reforçar as informações sobre multas e outras penalidades a condutores infratores, como por exemplo, o uso de celular ao volante: infração gravíssima que gera multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.


Todos os recursos advindos das multas serão aplicados no Fundo Municipal de Trânsito (FMT), instituído pela lei Nº 2.365, de 20 de maio de 2021. Vinculado à Secretaria de Segurança e Trânsito, o FMT é destinado ao financiamento de ações voltadas ao desenvolvimento e segurança no trânsito, nas áreas de sinalização, engenharia de tráfego, engenharia de campo, fiscalização, policiamento e educação no trânsito, em conformidade com a respectiva política municipal.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário