sábado, 26 de novembro de 2022

Pinhaense de 12 anos é revelação da maratona aquática na região sul




 Com apenas 12 anos de idade, o jovem nadador Riccieri Rodrigues Muzolon já está deixando a sua marca em competições importantes de maratona aquática. Praticante de natação desde os cinco anos, Muzolon foi incentivado pela família a ingressar no mundo das travessias em águas abertas. Com facilidade, o menino pegou gosto pela modalidade, onde já figura entre os três melhores do Paraná e Santa Catarina no ranking geral de atletas. Acompanhado da mãe, o pinhaense morador do bairro Maria Antonieta.



A mãe Maria de Fátima Rodrigues comenta que matriculou o filho na natação por indicação médica, devido a condições respiratórias. Com a prática, veio a maturidade no esporte. “Ele começou a se destacar na academia e sugeriram estender o tempo de aula. Com isso, fomos convidados a conhecer como funciona uma travessia no mar. Por curiosidade, fizemos a inscrição na categoria infantil, de 400 metros. Ele gostou, achou fácil, e desde então a gente começou a fazer a cada 15 dias em praias aleatórias do Paraná e Santa Catarina, além de represas”, explica a mãe.




O convite tem dado bons resultados. Riccieri demonstra facilidade em competições na categoria infantil e até no geral, a exemplo do 1º lugar conquistado na prova de 800 metros da maratona aquática do Capivari. Competindo desde janeiro deste ano, o jovem já reúne 16 prêmios. No Paraná, é o 2º colocado no ranking Correr e Nadar, e o 3º em Santa Catarina. Matinhos e Imbituva (SC), locais de onde trouxe quatro troféus para Pinhais.




O rápido crescimento no esporte tem muito da disciplina que o menino emprega na rotina. Os atuais dois treinos por semana agora serão quatro. São os movimentos de quem busca a profissionalização e garante que o esforço vale a pena. “É um esporte que eu sinto que melhora minha saúde, como a respiração, melhora minhas articulações. Eu acho que vale a pena porque eu gosto, e assim não fico muito ‘no celular”, comenta o nadador.




“O esporte também ajuda muito na concentração, por ser individual, ajuda na questão do foco, principalmente. Eu vejo que ele é uma pessoa mais concentrada hoje. Pelas travessias que ele participa, quando vão crianças e adolescentes, os que estão nadando pela primeira vez não são tão concentrados, ficam brincando durante a preparação, e ele não, se mantém concentrado, normalmente não conversa, fica mais centrado no foco dele, que é chegar na final”, orgulha-se a mãe. 




Riccieri, que começou em provas de 600 metros, tem nadado forte em distâncias de 1,5 km. Em dezembro, participa da última etapa do Circuito Foxlux em Caiobá, Matinhos, onde percorrerá 2,3 km. A rotina do atleta, sob a supervisão da mãe, é registrada no Instagram @riccierirodrigues. Vamos fortalecer a torcida para que todas as distâncias sejam sempre superadas.


comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário