quinta-feira, 21 de julho de 2022

Obra de iluminação na João Leopoldo Jacomel, chega à etapa final




 A nova iluminação da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), nos municípios de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, está quase finalizada. O Governo do Estado investiu R$ 892,3 mil para a instalação de 51 novos conjuntos de postes e outras melhorias em um trecho de 14 quilômetros, o que traz mais segurança para pedestres e motoristas que circulam pelo local.


A obra vai do km zero ao km 6,3, em Pinhais, e do km 6,3 até o km 14, em Piraquara. Os novos postes têm 15 metros de altura e contam com estruturas para fundação e suporte para luminária, sendo 26 deles de luminária simples e 25 de luminária dupla. Também foram substituídos postes e equipamentos danificados e estão sendo instalados novos cabos, eletrodutos, caixa de passagem, entrada de serviço e outras melhorias em mais de 400 pontos de iluminação.



A iluminação central da João Leopoldo Jacomel foi alvo de furto de fiação elétrica em duas ocasiões durante a duplicação do trecho, há alguns anos, e uma terceira vez após sua conclusão.


Originalmente, a iluminação da rodovia tinha sido executada utilizando a rede subterrânea, uma solução que visa proteger os cabos de energia da ação do clima, mas que acabou se tornando alvos de depredação e furto. Com esta nova obra, a rede elétrica subterrânea foi substituída por uma rede aérea nos trechos mais vulneráveis, com o objetivo de acabar com os problemas anteriores. 

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário