sexta-feira, 25 de março de 2022

Autódromo de Pinhais serve de cenário para simulado de desabamento de edifício




Mais de 230 profissionais do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil do Paraná, além da Força Nacional do SUS, tiveram uma manhã de desafios nesta sexta-feira (25), no município de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Eles participaram de uma simulação realística de um desabamento de edifício envolvendo várias vítimas. O “colapso da edificação” foi realizado no antigo autódromo de Pinhais, situado na Região Metropolitana de Curitiba, que está em processo de demolição e serviu como cenário para treinamento das forças de urgência e emergência do Paraná.

Na simulação, o antigo autódromo de Pinhais se tornou um grande laboratório a céu aberto com ambulâncias, viaturas do Corpo de Bombeiros, de controle de trânsito, do Instituto Médico Legal (IML), além de dois helicópteros de resgate e a participação de pessoas que atuaram como vítimas no teste.


No início da simulação realística, houve um estouro de uma bomba que deixou o local como se um edifício tivesse desmoronado. Voluntários que participaram da ação simularam estarem feridos e presos nos escombros. A partir daí, a cena de resgate e primeiros socorros se desenrolou.


O acionamento das ambulâncias, a chegada dos bombeiros, e das outras equipes de resgate foram dentro do tempo real, assim como a chegada dos dois helicópteros envolvidos na ação. Cães farejadores, pessoas que tumultuavam o local ou eram familiares, imprensa, tudo isso fez parte do cenário. A intenção era deixar a cena mais próxima possível da realidade.

“Desde novembro de 2021 estamos alinhando esse encontro e trabalho conjunto com a forças de atendimento. A rapidez e maior qualificação desses profissionais pode salvar mais vítimas em catástrofes e incidentes graves. Não queremos nem esperamos que acidentes graves aconteçam no Paraná, mas temos de estar preparados”, ressaltou o secretário da Saúde, Beto Preto.


Instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Sesa, repassaram conteúdos e experiências aos cerca de 230 participantes deste treinamento. É a primeira vez que a equipe do Ministério da Saúde realiza o curso no Paraná.

“Começamos o treinamento com teoria, simulados de mesa e realística, além dos debates. Toda força do Estado foi acionada para esta ação integrada. Pretendemos criar a força estadual e estamos alinhando isso com os estados, para ser um braço do Governo Federal nessa área”, disse o coordenador da Força Nacional do SUS, Moura


Bem Paraná 

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário