quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Vereadores de Piraquara aprovam aumento de duas cadeiras no legislativo municipal



A Câmara de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, aprovou nesta quarta-feira (2), em segunda votação, a ampliação do número de vereadores de 13 para 15. O projeto recebeu 11 votos favoráveis e dois contrários. Com uma população estimada em 113 mil habitantes, o município poderia chegar a 17 vereadores, mas a nova lei amplia em duas cadeiras a composição dos representantes no legislativo municipal.

Os parlamentares que defenderam o projeto alegam que a ampliação no número de cadeiras não vai ultrapassar o limite de gastos do município. Eles também argumentam que o tamanho de Piraquara exige uma representatividade proporcional na Câmara. Os dois vereadores contrários ao projeto foram Pastor Valdeci, do Solidariedade, e Evandro da Rocha, conhecido como Vandinho, do PRB.

O número de vereadores em cada município é determinado pela Constituição Federal, de acordo com o tamanho da população. As Câmaras com o menor número de cadeiras são as de municípios com até 15 mil habitantes, que podem chegar a 9 representantes. Piraquara se encaixa na categoria de municípios de até 120 mil moradores, que podem ter até 17 representantes. A previsão máxima é de 55 vereadores nos municípios de mais de 8 milhões de habitantes.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário