quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Prefeitura de Piraquara inaugura UPA 24h nesta sexta-feira 27 de setembro



Prefeitura de Piraquara inaugura nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas. Em uma ampla estrutura com mais de 1000 m², a unidade vai atender pacientes em situações de urgência e emergência. A solenidade será às 10h com a participação do Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, entre outras autoridades, servidores da saúde e comunidade.

A primeira UPA 24h de Piraquara conta com quatro consultórios médicos, duas salas de triagem, sala de curativos, sala de sutura, ampla recepção para mais de 40 pessoas sentadas, banheiros adaptados para os pacientes com necessidades especiais, área externa com jardim e estacionamento.

Para os atendimentos com maior gravidade, o local dispõe de sala de emergência com três leitos. Conhecida também como sala vermelha, ela conta com equipamentos de suporte básico a vida como ventiladores pulmonares modernos, monitores cardíacos, aparelho de eletrocardiograma e bombas infusoras para administração de medicamentos.

A unidade também é equipada com aparelho de raios-x para facilitar o diagnóstico, e ofertará exames laboratoriais e demais exames de imagens por meio de serviços credenciados como tomografias e ecografias. Para os casos onde os pacientes necessitarem permanecer em observação, a UPA dispõe de três leitos clínicos femininos, três leitos clínicos masculinos, quatro leitos de pediatria e dois leitos de isolamentos para pacientes portadores de doenças infecto contagiosas.

Mais cuidado com a população

A inauguração da primeira UPA 24h de Piraquara representa uma melhoria significativa no atendimento de urgência e emergência no município. "O Governo Federal permitiu a flexibilização das estruturas físicas das UPAs já construídas, mesmo assim optamos em colocar a UPA 24h em funcionamento. É um serviço de alto custo, mas que assumimos esse compromisso e agora estamos entregando uma unidade ampla, estruturada e moderna para nossa população", ressaltou o Prefeito Marquinhos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Maristella Zanella, mesmo se tratando de um serviço de alto custo, onde o município é responsável pela maior parte, Piraquara se planejou para viabilizá-lo. "Antes o incentivo do Governo Federal para o custeio das UPAs era de 80%, mas hoje não passa de 20%. Mesmo sem um incremento neste aporte, nós nos organizamos para custear a unidade e oferecer mais esse serviço para a população", explicou.

Atendimento

Após a solenidade de inauguração, o espaço será higienizado e organizado pela entidade gestora para iniciar o atendimento ao público no dia 01 de outubro, a partir das 07h. O Pronto Atendimento 24h do Centro segue com o atendimento normal até o dia 09 de outubro. I informações completas no site da prefeitura de Piraquara.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário