segunda-feira, 1 de abril de 2019

Grito de socorro da calçada: bombeiros abrem cratera para tirar homem de bueiro em Pinhais



Um grito inusitado de socorro vindo da calçada mobilizou o Corpo de Bombeiros no início da tarde desta segunda-feira (1.°) em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Um homem estava preso na tubulação pluvial e exigiu um grande esforço dos bombeiros para retirá-lo, com o uso inclusive de uma escavadeira. O resgate durou cerca de duas horas e meia.

A ocorrência foi na Rua Jacob Fedalto Estância e o primeiro atendimento foi prestado pela Guarda Municipal da cidade. Uma mulher que trabalha em frente ao local escavado pelos bombeiros disse que os gritos de socorro foram ouvidos por duas crianças que voltavam da escola, por volta de 12h30. “As crianças avisaram o pessoal de uma empresa e os bombeiros foram chamados. Quase que ninguém acredita nas crianças. Ainda bem que tudo correu bem”, ponderou.

De acordo com o relato da vítima, ele teria entrado na tubulação ainda na madrugada desta segunda. “Ele nos relatou que entrou na galeria ainda à noite, mais ou menos umas dez horas antes do horário em que fomos chamados, e está se locomovendo desde então, para achar uma saída. Por ficar na água, além dos machucados ele apresentou sinais de hipotermia”, explica o tentente Jorge Henrique Freire, dos Bombeiros.

A ocorrência deu muito trabalho aos bombeiros porque houve necessidade de escavar o entorno do bueiro para soltar o homem. Até uma escavadeira foi usada. Com isso, uma verdadeira cratera se abriu na calaçada - conforme mostra a foto principal desta reportagem, até cinco bombeiros chegaram a entrar ao mesmo tempo na cratera para socorrer o homem. “Nossa preocupação era de que a estrutura desabasse em cima da vítima, por isso tomamos todo o cuidado”, explica o tenente Jorge Henrique Freire, dos Bombeiros.

A vítima foi encaminhada ao Hospital Cajuru, com hipotermia e escoriações, sem risco de morte. De acordo com o tenente Freire, há duas versões para o homem parar na tubulação. Primeiro, a do próprio  resgatado, que disse que se enfiou nos tubo para fugir de um assalto. A outra versão é a dos moradores, que dizem que ele teria tentado cometer um assalto e fugido pela tubulação. “Agora cabe à polícia verificar isso”, reforça o tenente Freire. Plantão:190

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário