quinta-feira, 22 de março de 2018

Madeira extraída ilegalmente da Amazônia é apreendida em Pinhais



Fonte CBN

Durante uma ação de fiscalização nesta quarta-feira (21), o Ibama do Paraná apreendeu 88 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente da Amazônia, o equivalente a seis caminhões carregados, em uma empresa de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A carga estava cortada em formatos específicos para uso na construção civil e a apreensão faz parte de várias ações que o Ibama realizou pelo Estado nas duas últimas semanas.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Paraná, Fernando Nunes, a operação foi iniciada após várias informações reunidas pelo Ibama em Rondônia, que identificou o envio de carga para o território paranaense.

Em uma das apreensões, por exemplo, a liberação seria de 0,21 metros cúbicos de cedro, mas os responsáveis mudaram os números na documentação, passando para 2,1 metros cúbicos, ou seja, 10 vezes o valor permitido pelo Ibama.

De acordo com o artigo 46 da Lei dos Crimes Ambientais, receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, pode gerar detenção, de seis meses a um ano, e multa. Neste caso, a empresa foi multada em R$ 500 mil. Nunes explica que outras empresas também foram multadas na ação.

A madeira apreendida em Pinhais foi encaminhada até um depósito da prefeitura da cidade, onde ficará até o final de todo o processo de investigação do caso.


comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário